domingo, 25 de outubro de 2009

Carlos Carvalho, Presidente da JSD, meu convidado.

Carlos António da Silva Carvalho
25 anos
Frequenta o Mestrado Integrado em Eng. Civil
Presidente da JSD Amarante
Membro da Comissão Política Distrital - JSD Porto
Membro da Comissão Política Nacional da JSD
Vice-Presidente da MAG da International Association of Civil Engineering Students, LC Porto
Gestor de Projecto PESC (Projectar Empreender e Saber Concretizar)

sábado, 24 de outubro de 2009

Entrevista feita ao Dr. José Luís Gaspar

Dr. José Luís Gaspar:
1) Dr. José Luís Gaspar nasceu em França a 1 de Julho de 1967. Que recordações lhe trazem o local onde nasceu?
2) Ainda criança vem viver para Aboadela, uma das freguesias do concelho de Amarante. Acredita que o facto de ter vivido alguns anos no campo lhe confere uma maior capacidade em valorizar a Natureza, estando a Aboadela tão próxima da Serra da Aboboreira e Marão? O que sente ao caminhar no meio da Natureza?
3) Ainda se recorda da sua professora primária? Que grandes ensinamentos ela lhe transmitiu?
4) Alguns anos mais tarde vem viver para a Madalena ingressando no colégio de S. Gonçalo. Sempre foi um menino sossegado ou tal como todas as crianças sentia necessidade em brincar, correr, pular, saltar?
5) As crianças no caso dos rapazes querem ser todos futebolistas e as meninas cabeleireiras, professoras,.. O que sonhava ser quando fosse adulto, ainda pequeno?
6) Chegou a acreditar que o Pai – Natal existia?
7) Com que idade começou a andar de carro? Que marca foi a sua 1.ª viatura?
8) Se eu lhe pedisse que me apontasse a sua comida de eleição, aquela que o pode fazer andar quilómetros, qual seria?
9) Qual foi o livro, a obra que leu até hoje e que o tenha marcado mais? Porquê?
10) O que valoriza mais no ser humano?
11) E o que é incapaz de tolerar no ser humano?
12) Em termos musicais, prefere estilos mais calmos ou pelo contrário mais agitados?
13) Costuma-se dizer que cada um tem uma música que marca a sua Vida, pela letra, composição, significação. Qual a música que por mais vezes que ouça, não se cansa em a ouvir? Porquê?
14) Alguma vez enquanto andava na escola foi delegado de turma?
15) Como é que nasce a sua ligação à vida política? Sempre foi do PSD?
16) Licenciou-se em Gestão na Lusíada no Porto, mas desde logo veio trabalhar para Amarante. Como vê a sua terra no passado e no presente?
17) As suas duas filhas já sentem como o pai a política nas veias, ou ainda são muitos jovens? Se alguma disser que quer envergar nesta área da política, irá apoiá-la?
18) Um facto que muita gente desconhece é que o Dr. Gaspar já integrou o Concelho Executivo do Hospital de S. Gonçalo. Como foi criar uma maternidade como a nossa e estar a trabalhar com clínicos extremamente profissionais, mas que infelizmente nos deixaram?
19) A população idosa é muitas vezes de ideias fixas, e aquilo que no sentido lato costuma-se ouvir é que o PS é o partido dos pobres e o PSD é o partido dos ricos. Não estará esta ideia, muita ultrapassada, na situação política actual?
20) As últimas eleições estiveram ao rubro. Nestas eleições para a Câmara apenas foram eleitos deputados do PS e do PSD. Recorrendo àquele anúncio televisivo «faltou um bocadinho assim», uma diferença de 759 votos, onde uma freguesia pode fazer toda a diferença. A verdade é que se os votos brancos e nulos fossem a favor do PSD, este ganhava as eleições. Vamos por partes, Dr. José Luís Gaspar neste momento pode afirmar aos amarantinos que será cabeça de lista às eleições autárquicas em 2013 pelo PSD?
21) Uma maioria absoluta será a melhor forma de governar? Dr. Gaspar o que vai acontecer com a Barragem de Fridão?
22) Em volta desta última candidatura envolveram-se muitas pessoas que «queriam mudar Amarante». Em traços gerais e sem entrar em pormenores, o que está mal em Amarante?
23) Perante uma maioria absoluta e para mim e perante os meus ouvintes que somos leigos na matéria, o que é que a oposição pode fazer, uma vez que «o partido oposto tem a faca e o queijo na mão»?
24) Daqui a 4 anos o Dr. Armindo não se poderá mais candidatar. Acredita que a zona de Vila-Meã que fez toda a diferença nestas eleições, vai querer mudar?
25) Aqui há poucos dias o PSD organizou um jantar convívio que juntou cerca de 400 pessoas. O partido sente-se mais unido que nunca?
26) Vamos a um caso particular e enquanto defensor de um jornalismo isento não posso deixar de me manifestar e criticar os partidos todos nesse sentido. Como é que concedem entrevistas a um suposto órgão de comunicação, que claramente manifesta uma preferência partidária, que se envolve nas campanhas políticas. É este o jornalismo que Amarante quer?
27) Nestas últimas eleições autárquicas num total de 40 freguesias, quantas ficaram com o PSD à frente da sua gestão?
28) Evoluir ou ficar na mesma? Os Amarantinos pelos vistos quiseram ficar na mesma! Acredita que daqui a 4 anos as coisas serão diferentes?
29) Vai permanecer com uma voz activa nestes próximos 4 anos no Município de Amarante?
30) Em espécie de fecho que mensagem gostaria de deixar a todos aqueles que nos ouvem e em especial aos jovens que se sentem tão desmotivados, cá em Amarante?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

sábado, 17 de outubro de 2009

Padre José Manuel Ferreira no programa de 17 de Outubro.

À Conversa Com Ricardo Pinto esta semana esteve com o Padre José Manuel Ferreira, pároco de S. Gonçalo e S. Veríssimo. Foi com enorme prazer e apesar de todas as dificuldades que tivemos com o som que entrevistei o Sr. Padre. Sem dúvida, um «ser extraordinário» que não revela qualquer tabu em abordar assuntos, que por vezes nos são muito caros, nomeadamente, a questão dos meios contraceptivos, aborto, casamento e união de facto. A todos aqueles que queiram dirigir-se ao Mosteiro de S. Gonçalo e falar com o Sr. Padre poderão fazê-lo aos dias de mercado de manhã, quartas e sábados, se bem que, estará disponível em outros dias e pode mesmo marcar uma reunião com ele.
Resta agradecer mais uma vez a disponibilidade do Padre José Manuel e um bem-haja!



QUESTÕES:

1) Padre José Manuel, em que altura da sua vida (idade) descobre que o caminho de ligação a Deus seria aquele que iria abraçar?
2) Com que idade entra no Seminário e onde? Como é que foi a 1.ª noite no seminário, uma mudança radical no seu quotidiano?
3) Em algum momento da sua Vida pôs em causa a sua vocação e pensou em abandonar a sua formação religiosa?
4) Como é que descreve o dia da sua ordenação como padre? Que mistura de sensações o rodearam naquele momento?
5) Muitas pessoas têm a ideia formada que um padre se isola muito, abandona totalmente determinadas actividades de lazer, como frequentar cafés, participar em festas, passeios, quiçá até ir à discoteca! Passa-se o mesmo consigo ou estas afirmações não passam de mera especulação?
6) Aquando da sua ordenação enquanto sacerdote, qual o 1.º cargo com que ficou empossado?
7) Acerca de 1 ano vem para Amarante, assumir o lugar de pároco em S. Gonçalo e S. Veríssimo. Um mosteiro tão emblemático como o de S. Gonçalo, não só a nível regional, como nacional. Qual o seu impacto ao pensar, vou ser padre num mosteiro com toda esta dimensão! Assustou-o inicialmente esse facto?
8) Como classifica a aceitação por parte do povo Amarantino da sua pessoa? Adaptou-se facilmente a um novo meio, a uma nova casa?
9) Já que falamos em S. Gonçalo e deixando a sua vida pessoal um pouco para trás, gostaria que muito resumidamente me contasse os principais aspectos da vida de S. Gonçalo, ainda mais que este ano, se comemoram os 750 anos da sua morte. Quem foi afinal S. Gonçalo de Amarante?
10) Há quem diga que S. Gonçalo é um Santo Casamenteiro. Comunga da mesma opinião?
11) Todo o edifício do Mosteiro de S. Gonçalo e mesmo a Igreja de S. Pedro seguem uma arquitectura muito particular. Quer nos explicar o tipo de construção que lá encontramos?
12) Para terminarmos esta parte, quem o quiser encontrar em S. Gonçalo para falar consigo e mesmo confessar-se, a que dias e horas o poderão fazer?
13) Vamos agora entrar em temáticas mais abrangentes. O Santo Papa Bento XVI, defende que a solução para o problema da Sida não passa pela distribuição de preservativos, que pelo contrário, a sua utilização agrava o problema. Ora a comunidade científica defende fortemente a utilização dos mesmos, sobretudo em países subdesenvolvidos, como o caso de África. Qual é a sua opinião sobre esta temática?
14) A 11 de Fevereiro de 2007, o Referendo sobre o Aborto veio levantar novas questões éticas para a Igreja Portuguesa. Como é que vê o Sim dado pelo povo português ao dito referendo?
15) Um dos temas da ordem do dia, tem sido a discussão sobre a gripe A. Também a Igreja tem algo a dizer aos cristãos praticantes. Que medidas no seu entender são fulcrais transmitir aos paroquianos?
16) Se aqui há alguns anos atrás, para a mulher, entrar na Igreja virgem, de vestido comprido e grinalda e perante Deus jurar fidelidade ao companheiro era algo comum, hoje em dia para muitas mulheres e casais isso tornou-se banal e a união de facto veio limitar o casamento religioso. Face a todas estas mudanças comportamentais, o que lhe apraz dizer?
17) Algumas pessoas inseridas noutras religiões criticam a religião católica num aspecto, que mesmo para algumas crianças se torna confuso. Se Jesus é filho de Deus e de Maria, afinal qual o papel de José nesta História. Eu pessoalmente consigo entender, na medida em que, perante Deus tudo é possível, mas se Jesus Nasceu da Virgem Maria, como é que ela é virgem. Gostava que o Sr. Padre, explicasse aos nossos ouvintes, este paradoxo?
18) «O fim do Mundo» está anunciado na Bíblia. Aquilo que lhe pergunto é: Não será o próprio Homem que irá acabar com ele mesmo? Não será ele que pelo ataque constante à Mãe – Natureza proporcionará esse fim?
19) Algumas queixas que se têm ouvido em algumas paróquias, é que os seus padres e passo a citar «só querem dinheiro, para isto e para aquilo e que muito raramente dialogam com os paroquianos sobre assuntos importantes para a freguesia!». Não acha que a questão do dinheiro apesar de essencial para as obras, caridade, não deve ser algo que a Igreja deva tratar com muito cuidado?
20) Para finalizar esta nossa conversa. Para quem está doente, para quem está num beco sem saída, para quem não encontra o seu rumo na vida, que mensagem final gostaria de deixar a essas pessoas, e de que forma a Palavra de Deus, as pode ajudar a que a sua alma se transforme?

domingo, 4 de outubro de 2009

À CONVERSA COM RICARDO PINTO - A religião do século XXI. Regressamos dia 17 de Outubro!!!


PÁROCO JOSÉ MANUEL - S. GONÇALO E S. VERÍSSIMO AMARANTE
Como anunciado em vésperas de eleições autárquicas o programa «À CONVERSA COM RICARDO PINTO» não irá para o ar como o habitual. Assim sendo regresso à sua companhia no próximo dia 17 de Outubro pelas 18 horas.

Nessa semana teremos o pároco de S. Gonçalo e S. Veríssimo, o padre José Manuel em estúdio que nos vai aboradar o tema: CRISTIANISMO NO SÉCULO XXI. Vamos analisar a fé que para uns move montanhas e para outros não passa de meras crenças.
Afinal os milagres existiram! Porquê muitas pessoas não defenirem a sua religião e marcarem-se como ateus! Não precisará a nossa alma de acreditar numa força espiritual? Casamento religioso - união de facto?! Estas e mais temáticas em análise dia 17 de Outubro.


Resta acrescentar que teremos mais para diante uma assistente social que nos irá trazer temas da actualidade social, violência doméstica, alcoolismo, drogas, famílias carenciadas, idosos e apoio à 3.ª idade.

Surpresas pelo meio, como é evidente não iria revelar tudo! Já me conhecem!

Posso adiantar também que após serem conhecidos os resultados das eleições autárquicas 2009, todos os sábados entrevistarei, em primeiro lugar o Presidente da Câmara e depois todos os presidentes de Junta eleitos. Outra vez política? Que seca! Não, enganam-se! Vamos ter os políticos mas não para falar de política. Queremos conhecer o homem ou mulher por detrás da figura de Presidente.

Conhecer as nossas terras, as nossas gentes!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PROGRAMA DE 3 DE OUTUBRO


Ainda se lembra quem venceu o festival da canção RTP em 1986? E em 1991.

Pois bem o programa de amanhã com início às 18 horas trará até si a melhor música que fez Portugal brilhar na Eurovisão.

Já sabe muita conversa, amanhã em 92.7 ou em http://www.erafm927.com/