sábado, 17 de outubro de 2009

Padre José Manuel Ferreira no programa de 17 de Outubro.

À Conversa Com Ricardo Pinto esta semana esteve com o Padre José Manuel Ferreira, pároco de S. Gonçalo e S. Veríssimo. Foi com enorme prazer e apesar de todas as dificuldades que tivemos com o som que entrevistei o Sr. Padre. Sem dúvida, um «ser extraordinário» que não revela qualquer tabu em abordar assuntos, que por vezes nos são muito caros, nomeadamente, a questão dos meios contraceptivos, aborto, casamento e união de facto. A todos aqueles que queiram dirigir-se ao Mosteiro de S. Gonçalo e falar com o Sr. Padre poderão fazê-lo aos dias de mercado de manhã, quartas e sábados, se bem que, estará disponível em outros dias e pode mesmo marcar uma reunião com ele.
Resta agradecer mais uma vez a disponibilidade do Padre José Manuel e um bem-haja!



QUESTÕES:

1) Padre José Manuel, em que altura da sua vida (idade) descobre que o caminho de ligação a Deus seria aquele que iria abraçar?
2) Com que idade entra no Seminário e onde? Como é que foi a 1.ª noite no seminário, uma mudança radical no seu quotidiano?
3) Em algum momento da sua Vida pôs em causa a sua vocação e pensou em abandonar a sua formação religiosa?
4) Como é que descreve o dia da sua ordenação como padre? Que mistura de sensações o rodearam naquele momento?
5) Muitas pessoas têm a ideia formada que um padre se isola muito, abandona totalmente determinadas actividades de lazer, como frequentar cafés, participar em festas, passeios, quiçá até ir à discoteca! Passa-se o mesmo consigo ou estas afirmações não passam de mera especulação?
6) Aquando da sua ordenação enquanto sacerdote, qual o 1.º cargo com que ficou empossado?
7) Acerca de 1 ano vem para Amarante, assumir o lugar de pároco em S. Gonçalo e S. Veríssimo. Um mosteiro tão emblemático como o de S. Gonçalo, não só a nível regional, como nacional. Qual o seu impacto ao pensar, vou ser padre num mosteiro com toda esta dimensão! Assustou-o inicialmente esse facto?
8) Como classifica a aceitação por parte do povo Amarantino da sua pessoa? Adaptou-se facilmente a um novo meio, a uma nova casa?
9) Já que falamos em S. Gonçalo e deixando a sua vida pessoal um pouco para trás, gostaria que muito resumidamente me contasse os principais aspectos da vida de S. Gonçalo, ainda mais que este ano, se comemoram os 750 anos da sua morte. Quem foi afinal S. Gonçalo de Amarante?
10) Há quem diga que S. Gonçalo é um Santo Casamenteiro. Comunga da mesma opinião?
11) Todo o edifício do Mosteiro de S. Gonçalo e mesmo a Igreja de S. Pedro seguem uma arquitectura muito particular. Quer nos explicar o tipo de construção que lá encontramos?
12) Para terminarmos esta parte, quem o quiser encontrar em S. Gonçalo para falar consigo e mesmo confessar-se, a que dias e horas o poderão fazer?
13) Vamos agora entrar em temáticas mais abrangentes. O Santo Papa Bento XVI, defende que a solução para o problema da Sida não passa pela distribuição de preservativos, que pelo contrário, a sua utilização agrava o problema. Ora a comunidade científica defende fortemente a utilização dos mesmos, sobretudo em países subdesenvolvidos, como o caso de África. Qual é a sua opinião sobre esta temática?
14) A 11 de Fevereiro de 2007, o Referendo sobre o Aborto veio levantar novas questões éticas para a Igreja Portuguesa. Como é que vê o Sim dado pelo povo português ao dito referendo?
15) Um dos temas da ordem do dia, tem sido a discussão sobre a gripe A. Também a Igreja tem algo a dizer aos cristãos praticantes. Que medidas no seu entender são fulcrais transmitir aos paroquianos?
16) Se aqui há alguns anos atrás, para a mulher, entrar na Igreja virgem, de vestido comprido e grinalda e perante Deus jurar fidelidade ao companheiro era algo comum, hoje em dia para muitas mulheres e casais isso tornou-se banal e a união de facto veio limitar o casamento religioso. Face a todas estas mudanças comportamentais, o que lhe apraz dizer?
17) Algumas pessoas inseridas noutras religiões criticam a religião católica num aspecto, que mesmo para algumas crianças se torna confuso. Se Jesus é filho de Deus e de Maria, afinal qual o papel de José nesta História. Eu pessoalmente consigo entender, na medida em que, perante Deus tudo é possível, mas se Jesus Nasceu da Virgem Maria, como é que ela é virgem. Gostava que o Sr. Padre, explicasse aos nossos ouvintes, este paradoxo?
18) «O fim do Mundo» está anunciado na Bíblia. Aquilo que lhe pergunto é: Não será o próprio Homem que irá acabar com ele mesmo? Não será ele que pelo ataque constante à Mãe – Natureza proporcionará esse fim?
19) Algumas queixas que se têm ouvido em algumas paróquias, é que os seus padres e passo a citar «só querem dinheiro, para isto e para aquilo e que muito raramente dialogam com os paroquianos sobre assuntos importantes para a freguesia!». Não acha que a questão do dinheiro apesar de essencial para as obras, caridade, não deve ser algo que a Igreja deva tratar com muito cuidado?
20) Para finalizar esta nossa conversa. Para quem está doente, para quem está num beco sem saída, para quem não encontra o seu rumo na vida, que mensagem final gostaria de deixar a essas pessoas, e de que forma a Palavra de Deus, as pode ajudar a que a sua alma se transforme?

6 comentários:

  1. rICARDO, TODOS, E CADA VEZ MAIS, PRECISAMOS DE SACERDOTES COMO O pE jOSÉ mANUEL fERREIRA, «pADRES» QUE, COMO ELE, NÃO VEJAM SEU mUNÚS SENÃO COMO sERVIÇO À cOMUNIDADE. pARA QUE A LUZ DA VERDADE QUE É LUZ DE AMOR, jESUS, RESPLANDEÇA, COM ELES, E ATRAVÉS DELES, NO MEIO DE NÓS. mEU bEM hAJA POR SEU PROGRAMA, rICARDO, aMIGO. sÓ UMA NOTA: nÓS CRISTÃOS NADA TEMOS DE QUE TEMER POR SERMOS O QUE SOMOS, NESTE MUNDO DE BARBÁRIE!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida Ângelo subescrevo as sua palavras.
    Ana - Amarante

    ResponderEliminar
  3. Deveriam existir mais programas deste género e convidados de «luxo» como o padre José Manuel. Adorei!
    Cristiana

    ResponderEliminar
  4. ESSE SR NOBEL TEM FEITO MALFEITORIAS DE FAZER ESFREGAR MÃOS A INIMIGOS DE FÉ E MAÇONS QUE NOS DESGOVERNAM.
    RICARDO PINTO AÍ VAI POIS MEU PAST:

    CÁ POR MIM POSSO TOMAR BICA COM O SR NOBEL


    Vide:
    http://centroparoquialgondar.blogspot.com/2009/10/saramago-acusa-papa-de-cinismo.html

    («Amo o Amor Que Ama, que Amor com Amor se paga.»)

    Recado
    ao bom – ou mau – ladrão
    ‘ateu tranquilo’
    como só Deus sabe,
    José Saramago:
    que
    em Itália se queixou de que o Santo Padre Bento xvi
    além de reaccionário
    não toma café nem com Deus nem com ele nem com os seus:

    Se não lhe basta a espanhola Pilar,
    e tem mesmo falta de companhia,
    saiba que eu, Ângelo Ochoa,
    ex comunista,
    mas sempre de sentimento cristão,
    posso tomar café consigo.

    Note bem duas coisas:
    como não sou papa
    (nem teólogo)
    nem uso portanto veste ou sotaina branca,
    pode à vontade atirar-me com nojo com o café à cara ou à camisa.

    Já agora uma coisinha ainda:
    se ‘nosso encontro’ for no Café Roma em Roma
    que não em Setúbal ou no Porto,
    mande para a conta (magra de cão como o senhor)
    0774 027586 500 da CGD
    ajudas de custo
    porque minha tença de poeta reformado não dá para a extravagância.

    Bem, o cafezinho, ou bica, eu pago.

    A lavagem da nódoa do mesmo que queira lançar-me à cara,
    minha legítima companheira se encarregará de lhe remeter conta da Lavandaria Americana,
    caso tenha a bondade de me dar, a posteriori, notícia de pousio seu,
    para que carteiro conta não devolva por ‘destinatário desconhecido’
    ou
    ‘…em parte incerta…’

    Receberá pois factura, da Lavandaria Americana em Setúbal,
    E ficaremos quites.

    Ângelo Ochoa,
    cristão,
    fiel a Roma e ao detestado papa reinante,
    que lê com tanto gosto quanto o desgosto com que o lê a si senhor Nobel.

    Adenda:
    Cite-nos erudito uma só passagem
    com que prove ou se baseie a provar
    a afirmação (sua) de que ‘A Bíblia é um Manual de Maus Costumes…’
    uma malfeitoria portanto…
    Público de ontem dá conta de que 10% dos portugueses já a leram na íntegra ( ao sr Nobel quantos o leram?)
    Este de últimos que não contou para a estatística vai na 5ª leitura do Texto ou Livro sem desânimo.
    Sabe que mais, se acaso quer dar-se ao respeito, e ser respeitado, pois sabe bem quanta provecta idade conta já para isso, não goze com os sentimentos mais profundos da Europa da Humanidade da de Santa Maria Terra, cuja luminosíssima língua alma é e sempre será da matriz cristã.

    Vale!

    ResponderEliminar
  5. «Saramago, em Roma,referiu-se ao Papa como “neo-medievalista”, acusando-o de “cinismo intelectual”. Disse que sempre foi um ateu "tranquilo", mas que agora está mudando, porque, segundo ele “as insolências reacionárias da Igreja Católica precisam ser combatidas. Não podemos permitir que a verdade seja ofendida todos os dias por supostos representantes de Deus na Terra, os quais, na verdade, só tem interesse no poder.” Segundo Saramago, a Igreja não se importa com o destino das almas e sempre buscou o controle de seus corpos.
    Nosso Senhor nos ensinou a “pagar o mal com o bem” (Rm 12, 14), a amar os inimigos, e a abençoar os que nos amaldiçoam. Se por um lado o sr. é doutor nas Letras humanas, por outro lado ainda desconhece os primeiros rudimentos das Letras divinas.
    Disse o Salmista: “Por que tumultuam as nações? Por que tramam os povos vãs conspirações? Erguem-se, juntos, os reis da terra, e os príncipes se unem para conspirar contra o Senhor e contra seu Cristo”. (Sl 2, 1-2)
    Por que ferir tão injustamente o nosso Pastor universal? Saberá que ele é considerado um dos melhores teólogos atuais. Por que tanta fúria? Saiba que atinge a todos nós seus filhos. Mas temos consciência que quando a sensibilidade cegou a razão, e a brutalidade venceu o argumento, a razão foi sufocada.
    Será que o senhor ainda não reconheceu que foi a Igreja quem salvou e moldou a nossa rica Civilização Ocidental da qual nos orgulhamos, onde se preza a liberdade, os direitos humanos, o respeito pela mulher e por cada pessoa? Sem o trabalho lento e paciente da Igreja durante cerca de dez séculos, após a queda do Império Romano (476) e a ameaça dos bárbaros, o Ocidente não seria o mesmo.
    Setas envenenadas contra Bento XVI não serão conseqüência da falta de argumentos perante o que ele e a Igreja defendem há vinte séculos?: o respeito à vida desde a geração até a morte natural, o não ao aborto, à eutanásia, à manipulação de vidas embrionárias, o não às tais “famílias alternativas”, etc.?
    Ora, o senhor já é bastante vivido e conhecedor da História para saber que as nações não perecem por falta de saber ou de riquezas, mas por falta de princípios morais.
    O senhor acusa nosso Pai espiritual de cinismo intelectual. Atingindo-o a ele o sr. nos atinge a todos nós.
    Onde pode haver cinismo em um líder mundial que só trabalha em favor da paz, do desarmamento dos povos, da fraternidade das nações, da defesa dos mais desvalidos.? Exatamente quando ele se reúne no Sínodo da África, debatendo as misérias desse Continente tão sofrido, e o modo de saná-las. O que o senhor tem dito sobre os outros chefes de Estado que não fazem o mesmo pela humanidade?
    Acusa o Papa de "insolência reacionária". Ora, o sr. sabe que o que ele defende não é a “sua” Verdade, mas a Daquele que mudou o mundo, e que disse a Pilatos: “eu vim para dar testemunho da verdade”; “Eu sou a Verdade”. O sr. sabe que a Verdade não pode mudar, senão não é verdade.
    Bem disse o então cardeal Ratzinger na missa “pro elegendo pontífice”, que o mundo está dominado pelo “relativismo religioso” que quer eliminar a existência de uma verdade absoluta, querendo fazer tudo relativo, ao gosto de cada um. Por não aceitar essa “ditadura do relativismo” o sr. conjura o nosso Papa e a nossa Igreja. Eles não podem trair o Cristo, Caminho, Verdade e Vida.
    O sr. diz ainda que agora vai partir para o ataque contra a Igreja. Gostaria apenas de relembrar-lhe que a Igreja não pode ser vencida por um poder meramente humano. Não perca seu tempo.Onde está o Império Romano que quis destruí-la e que ceifou tantos mártires? Onde está a fúria de Napoleão que mandou prender Pio VII? Onde está a União Soviética de Stalin que perguntou “quantas legiões de soldados tem o papa?”. Onde está o nazismo, o comunismo, que tentaram eliminar a Igreja e a fé católica desde as suas raízes, e que fizeram tantos mártires?»
    (De uma carta aberta a José Saramago, assinada por Prf Filipe Aquino)

    ResponderEliminar
  6. ainda sobre um tema quente--vai me perdoar Ricardo minha insistência--
    Que diálogo?
    Diálogo, supõe 2 partes, com «regras de jogo» para as 2 partes idênticas.
    Vejamos então:
    A Igreja, nomeadamente com João Paulo ii, já reconheceu seus erros passados, verba gratia, quanto a Galileu Galilei, deles tendo pedido publicamente perdão.
    Não vamos agora responder aos que desejariam que fizéssemos outra vez «fogueiras», que lhes daríamos pretexto a se voluntariarem de bombeiros de paz…
    Adiante…
    Que erros reconheceu, seus, e muitos, e da internacional comunista, o partido comunista português?…
    Sua pertinácia inamovível lembra a história da velha que um insultado por ela de «piolhoso» «piolhoso» «piolhoso» a mandou a poço a que se afogasse.
    Pois já sumindo com água até pescoço e até à boca, braços de fora e dedos em riste por gestos fazia com os polegares de ambas as mãos acima da água que se lhe engolfava pelas goelas abaixo, gestos insistentes de quem mata piolho, a insultá-lo de «piolhoso» e a afogar-se…

    ResponderEliminar