sábado, 26 de setembro de 2009

Susana Dias - um testemunho de VIDA. Fantástica mulher, pessoa e amiga!

Nunca, nunca podemos dizer nunca. Quando pensava que já tinha vivido, presenciado ou até visto situações que já não me deixavam comovido, pensando até que estaria a deixar a parte sentimental um pouco para trás, a verdade é que hoje tive de me conter, porque a emoção, a presença da minha convidada deixou-me sem palavras. Como é que alguém consegue falar com tanta clareza, sem tabus, de um assunto ainda tão caro. Como é que alguém narra algo que ao mesmo tempo que é uma história pessoal passa para o mundo da imaginação, onde com as palavras que se vão ouvindo se vão transformando em histórias, dignas de um romance. Susana Dias, alguém que irá ficar para sempre no meu coração. Às vezes penso que me preocupo com situações que à beira desta não passam de uma partícula de areia no deserto do Sara.
Sem palavras mesmo, foi um programa excepcional, fantástico, com alunos, colegas, pessoas, todos a deixarem mensagens de apoio, a dar o seu testemunho pessoal. Creio que estas, quase três horas de emissão foi o início para o longo processo, de desmitificação da palavra «cancro». Sei, que nem todos temos ou teríamos o dom da palavra perante toda esta situação, que para muitos é o desabar do mundo, é o não ter chão para caminhar. Mas depois de ouvir a professora Susana penso que, mesmo em situações delicadas arranjamos forças, onde parece que não existiam. E depois, com toda esta rede de amigos, uma só palavra – fantástico! Obrigado Elsa, Anabela, Eduarda, Ângelo, Maria de Fátima, Goretti e todos os alunos e alunas da professora Susana. Foi sensacional! Criou-se uma onda, de colegas, amigos, alunos, ouvintes, maravilhosa!
Quem conhece a professora Susana notou e nota com toda a certeza que a aparência física mudou em alguns aspectos, nomeadamente no cabelo. Com uns caracóis excepcionais! O professor Pedro que tenha cuidado, ui, ui !!!! Não, de facto está maravilhosa e aliás eu atrevia-me a dizer que uma nova Susana renasceu! Fantástica.
Quem esteve atento à emissão reparou que a certa altura a emoção era de tal ordem que em tom de brincadeira, disse a alguns alunos da professora Susana para virem ter connosco no final do programa, depois das 22 horas e dar-lhe um beijo, um abraço pessoalmente.
Qual o nosso espanto quando nos estávamos a despedir ao fundo das escadas, mesmo em frente aos CTT e aparecem algumas ex-alunas da professora e acompanhantes. Foi fantástico, de tal ordem que eu no meio dos abraços, tentei ligar a máquina à pressa e esta não queria disparar. A verdade é que captei esses momentos que podem visualizar nas fotografias. Palavras para quê! Mais do que professora, uma amiga, uma mãe para algumas jovens, que em directo o testemunharam! Obrigado por terem aparecido!



Nós entramos em estúdio por volta das 18.40. O futebol estava no ar, os relatos, e portanto não podíamos entrar, a verdade é que não notamos as horas a correr. Quem ouviu a emissão até devia dizer que eu estava disléxico, porque de facto estava sempre a dizer «boa tarde». Mas eu entrei com o sol e depois lá dentro entramos num ambiente completamente diferente. A verdade é que as chamadas foram imensas e estivemos lá até às 22 horas. Eis, senão quando, tocam à campainha! Quem era? A professora Elsa Cerqueira, com dois enormes cachos de uvas para ambos. Fantástica! Estavam apetitosas!
Professoras Elsa Cerqueira e Susana Dias.

4 comentários:

  1. Só me ocorre dizer, a parafrasear antiga canção inglesa de anos 50...
    Vida, Amor, Ternura,
    Uma Coisa Maravilhosa!
    'A wonderfull thing!'

    ResponderEliminar
  2. Depois de uma inicial timidez-afinal era a primeira vez que estava a falar para tantos- a normalidade tomou conta de mim. Adorei a experiência, menos por ter falado de mim, mas, antes, por ter contribuído para "abrir portas". Obrigado a todos os amigos que me ouviram e acarinharam, a todos os outros que eu não conheço mas que, talvez, e tiver sido o caso, nas minhas palavras, possam ter encontrado conforto. Sem esquecer o Ricardo que tornou possível, o encontro. A ele desejo sucesso nesta nova experiência radiofónica. Susana

    ResponderEliminar
  3. Certamente a sua história de Vida ajudou a quebrar muitos preconceitos! E a ideia de passar toda esta Vida para uma livro deve ser mantida no ar! É uma pessoa excepcional! Parabéns!

    ResponderEliminar