quarta-feira, 28 de julho de 2010

Projecto: Pequeninos de Portugal


À CONVERSA COM RICARDO PINTO: Conheça o projecto «Pequeninos de Portugal».

Desta vez fomos ao encontro de Sandra Carapinha, uma das responsáveis do projecto: «Pequeninos de Portugal». Fique a conhecer o trabalho desta equipa e faça já a sua encomenda.


1) Sandra Carapinha como surgiu esta ideia de criar camisolas únicas para bebés e crianças neste mundial?

Tanto eu como o meu marido temos formação na área da Publicidade, daí estarmos habituados a trabalhar e desenvolver conceitos criativos. Por outro lado, temos dois filhos que gostamos de ver vestidos com roupa original. Se a isto tudo juntarmos o facto de sermos grandes adeptos da selecção, a ideia começou a nascer na nossa cabeça naturalmente. Depois foi só falar com uma amiga nossa designer - Ana Carvalho - e saber se ela estava interessada em fazer a parte gráfica. Como estavamos todos em sintonia, a partir daí foi deitar mãos à obra.

2) Ainda vamos a tempo de fazer as nossas encomendas. Onde e como o podemos fazer?
Criámos um blog www.pequeninosdeportugal.blogspot.com e uma página no facebook "Pequeninos de Portugal". No site têm as 8 camisolas disponíveis e indicação dos tamanhos que vão dos 6 meses aos 11 anos. Todo o processo de encomenda é feito pelo mail pequeninosdeportugal@gmail.com

3) Se algum pai ou mãe lhe pedisse que lhe fizesse uma camisola igual à do seu filho, a Sandra passava facilmente para o trabalho em XXL, por exemplo?
Inicialmente tinhamos pensado as camisolas para crianças até aos 5/6 anos. A verdade é que a procura maior foi para tamanhos maiores daí termos ido até ao tamanho 9-12. Quanto ao tamanho XXL, sim seria capaz de fazer as camisolas em tamanho maior, mas isso implicaria uma nova produção. É que o nosso produto não é como aquelas t-shirts que se imprimem numa loja de fotocópias. É um processo semi-industrial onde é preciso produzir em grande número para se ter um bom preço.


4) Como tem sido a aceitação por parte do público relativamente ao seu trabalho?
Muito positiva. Superou todas as nossas expectativas, que no início eram vender aos amigos e pouco mais. A adesão tem sido tão boa que estamos a pensar continuar com novos projectos. Uma ideia é fazer uma colecção especial para o Natal.


5) Com a saída de Portugal do Mundial, arrisca iniciar outras ideias nas suas camisolas, quiçá atender aos pedidos de alguns pais?
É curioso que mesmo com a saída de Portugal do Mundial ainda estamos a vender algumas camisolas. Até porque, se analisarem bem a colecção, muitas delas são intemporais. À excepção do tema "Taça" que remete mais para o Mundial, todas as outras podem ser usadas ou no dia a dia da criança, ou já na qualificação de Portugal para o próximo Europeu.
A t-shirt "Prognósticos só depois da sesta", por exemplo, até se aplica ainda a este Mundial, pois não remete para nenhuma equipa em particular.


6) Já alguma mãe ou pai de algum jogador nacional lhe pediu estes trabalhos. Pode-nos revelar quem?

Sim. Fui contactada pela esposa do jogador Hugo Almeida, que me encomendou camisolas para a família, onde foi feita uma adaptação do tema "Simão" e "Cristiano" para o nome Hugo Almeida.


7) Como surgiu o convite para mostrar os seus produtos no Você Na TV, na TVI?
Surgiu naturalmente dada a adesão e visibilidade do projecto na Comunicação Social. Estivemos também no programa Força Portugal da RTP 1 e saiu um artigo sobre nós no jornal 24 Horas e no site iol.


8) Que tipo de camisolas estão com mais saída?
As que têm mais procura são a do "Pintainho de Barcelos" para as meninas, e as "Chuteiras", o "Pu-tu-gal" e "Cristiano".
Muito obrigado por ter aceitado este convite e muito sucesso!
Ricardo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário